sábado, maio 20, 2006

Diversidade das raças humanas (q. 52 a 54) - Conclusão



Olá a todos,

Vamos propor uma conclusão ao estudo da semana:

1. Quais elementos contribuem para a diversidade das raças humanas?
Como está claro em O Livro dos Espíritos, esses elementos são o clima, o tipo de vida e os costumes, além do fato de o homem ter surgido em vários pontos do globo e em diferentes épocas.
Cabe um comentário todo particular quanto à classificação dos seres humanos em raças. Acontece, atualmente, acalorado debate nos meios acadêmicos e na sociedade em geral sobre a existência de diferentes raças no que se refere ao ser humano. O tema racial, aliás, serviu de pano de fundo para muitas guerras, inclusive a 2a Grande Guerra, onde se digladiava pela supremacia de uma raça em detrimento de outras.
Acontece que as diferenças de cor da pele, do cabelo, dos olhos, de altura, etc. não significam mudanças genéticas significativas. Os antropólogos têm observado que grupos de pessoas que vivem em partes diferentes do mundo tendem a diferir de outros grupos que habitam em outras regiões. Essa é uma das razões para a diferença de aparência que os seres humanos apresentam. É assim que pessoas que vivem próximo à linha do Equador tendem a apresentar a cor da pele mais escura, enquanto que pessoas cujos ancestrais viveram ao norte do planeta apresentam geralmente uma pele mais clara.
Os biólogos definem a raça como sendo a subdivisão de uma espécie de planta ou de animal. Todos os seres humanos pertencem à subespécie homo sapiens sapiens, ou seja, há apenas um tipo de ser humano com diferentes aparências em razão dos motivos expostos acima. Os antropólogos têm evitado classificar as pessoas em raças, já que essa divisão baseada em cultura, língua, nacionalidade ou religião tem conduzido à discriminação e ao desentendimento generalizado.
É claro que à época de Kardec o assunto não se apresentava tão multifacetado e controverso, o que justifica a exposição do tema de forma direta, clara e inequívoca, como, aliás, é o que sempre caracteriza a obra kardequiana.

2. O fato de pertencermos a uma ou outra raça poderá dar algum indicativo de nossa posição espiritual?
Está claro que o fato de termos a cor da pele clara, morena ou escura; os olhos castanhos, azuis ou verdes; o cabelo liso ou crespo; a estatura baixa, mediana ou alta; enfim, de termos esta ou aquela aparência física, não significará adiantamento ou atraso espiritual.
Independentemente do ponto do planeta em que nascemos, da família a que pertencemos ou de nossas características físicas, o que conta efetivamente é o nosso status espiritual, nossas qualidades morais, nossa dedicação ao bem.
Aos que se inclinam à ditadura da aparência física em detrimento das aquisições espirituais se reservam muitos dissabores no retorno à Pátria Espiritual. Devemos valorizar o nosso corpo como valioso instrumento de progresso, mas não podemos esquecer que estamos em plena jornada de enriquecimento espiritual.

Muita paz a todos!

sexta-feira, maio 19, 2006

Diversidade das raças humanas (q. 52 a 54)


Clique aqui para conhecer o vulto espírita acima.

Olá a todos,

Dando continuidade ao nosso estudo, vamos ler, nesta semana, as questões 52 a 54 de O Livro dos Espíritos, que tratam da diversidade das raças humanas.
Vamos às questões de reflexão:
1. Quais elementos contribuem para a diversidade das raças humanas?
2. O fato de pertencermos a uma ou outra raça poderá dar algum indicativo de nossa posição espiritual?
Muita paz!

Resumo de O Livro dos Espíritos
  • As diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra provêm do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral. (LE 52)
  • O homem surgiu em muitos pontos do globo e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram. (LE 53)
  • Certamente que estas diferenças não constituem espécies distintas. todos são da mesma família. As múltiplas variedades de um mesmo fruto não são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie. (LE 53a)
  • Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, os homens não devem deixar de considerar-se irmãos. Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim. (LE 54)

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domingo, maio 14, 2006

Povoamento da Terra, q. 50 e 51 - Conclusão

1. Quais as possíveis explicações para a
existência de Adão, conforme o contido na Bíblia?
Em nota à questão 51 de O Livro dos Espíritos, Kardec nos afirma que Adão “foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam.”
No cap. XI, itens 35 a 37, Kardec fala das emigrações e imigrações de Espíritos de um planeta para outro. Nos itens seguintes, os Espíritos nos ensinam que Adão simboliza uma raça composta de Espíritos vindos de uma outra esfera para habitar a Terra.
Haveria contradição entre O Livro dos Espíritos e A Gênese? Não vejo. Vale lembrar que O Livro dos Espíritos foi publicado em 1857 e A Gênese, em 1868, e um dos aspectos que caracteriza a revelação dos Espíritos é o caráter progressivo dos ensinamentos. Na questão 628 de O Livro dos Espíritos, somos informados que a “Verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado.”
Em A Caminho da Luz, Emmanuel afirma que, em suas reflexões, procura os legítimos antepassados das criaturas humanas na “imensa vastidão da evolução da alma”, e, nessa busca, tenta encontrar Adão e sua queda do paraíso. Afinal, ele compreende que Adão e Eva “constituem uma lembrança dos Espíritos degredados na paisagem obscura da Terra.”


2. Qual a etimologia do nome Adão?
Adão, em hebraico, sem o artigo definido, Adam (אדם), tem o sentido de "feito do pó do solo ", "ser terreno" ou "terrestre". Solo, em hebr. é adamah. Esta palavra aparece relacionada com adom, que significa "vermelho", sugerindo o sentido "de argila (barro)", ou ainda, por extensão, "de terra avermelhada".
Vale notar que, etimologicamente, a palavra Adão tanto vale para a raça humana quanto a uma individualidade, que as religiões ocidentais tradicionais costumam identificar como tendo sido o primeiro homem.
Para os que gostam de etimologia, vale conferir a origem da palavra homem, que vem do latim homo, que, por sua vez, vem de húmus, que significa terra, pó do solo. Comparando as duas palavras, Adão e homem, em suas respectivas origens, vamos encontrar um mesmo elemento: o pó da terra. Daí todo o simbolismo bíblico de que Deus fez o homem da argila, da terra.
Concluindo, para efeito do nosso estudo, podemos entender Adão como representando os espíritos expulsos de Capela, que aqui na Terra vieram continuar sua trajetória evolutiva. Os capelinos não foram os primeiros a habitar a Terra. Aqui outras raças já existiam (como os índios já habitavam as Américas quando da chegada dos europeus). Assim, fica claro entender que quando, na narrativa bíblica, Caim mata Abel e segue para outras terras, onde se casa e possui filhos, há clara alusão de que havia outros povos na Terra.
Muita paz,