segunda-feira, junho 19, 2006

A vida e a morte (q.68 a 70) - Conclusão


Olá a todos,
Segue proposta de conclusão do estudo.

1. Além do coração, quais são os outros órgãos vitais do corpo humano?
São eles: o fígado, cérebro, rins e pulmões.

2. Explique a comparação dos corpos orgânicos com os aparelhos elétricos.
É interessante observar a natureza elétrica de todos os corpos e não era à toa que Jesus sempre fazia referências à luz: “vós sois a luz do mundo...fazei brilhar a vossa luz...não se acende uma luz...”
A comparação de Kardec, na questão 70, é perfeita porque qualquer aparelho elétrico, o liquidificador, por exemplo, só irá funcionar se a eletricidade fornecida pela companhia de energia fizer movimentar o motor do aparelho. No caso dos corpos orgânicos, a “companhia de energia da vida” oferece o fluido que faz “girar o motor” dos seres vivos. Assim como o motor do liquidificador sofre desgastes pelo uso, os órgãos dos seres vivos se esgotam e acontece o fenômeno da morte.
Só a título de curiosidade, vale ressaltar que morte e desencarnação são fenômenos distintos e que ocorrem não necessariamente de forma simultânea.
A morte significa interrupção do ciclo orgânico, enquanto que desencarnação significa o desligamento do corpo perispiritual. É possível que a desencarnação se dê mesmo antes da morte do corpo físico, como o que ocorre “quando o ser, voltado para a realidade maior, a causal, começa a transferir as aspirações e anelos para esta, vivendo e agindo no mundo sem que se deixe aprisionar aos seus grilhões.” (Manoel Philomeno de Miranda/DP Franco, Temas da Vida e da Morte, Morte e Desencarnação, pág. 77-81)

3. Cite exemplos de transferência de fluido vital de um corpo orgânico a outro.
O passe e a água fluidificada são casos de transmissão fluídica ou fluidoterapia.
A prece também possibilita que, por intermédio da conexão com o Plano Espiritual, troquemos energias malsãs por outras saudáveis.
Exemplo clássico de transferência fluídica, digno sempre de referência, é o que se deu no caso da mulher hemorroíssa, que foi curada simplesmente por tocar nas vestes de Jesus: "E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada. Chegando por detrás dele tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue." E disse Jesus: "Quem é que me tocou? Pois saiu de mim uma virtude."

Muita paz!