quarta-feira, janeiro 04, 2006

Introdução VII e VIII


Olá a todos,
Para a semana de 22 a 28 de janeiro, faremos a leitura e estudo dos itens VII e VIII da Introdução, onde Kardec trata da incompetência da Ciência para estudar o Espiritismo e aponta as características de um estudo sério.

Além dos itens da Introdução, seria interessante fazer a leitura complementar (O Espiritismo e a Ciência):

Vamos às questões:

1. Por quê Kardec afirma que o "Espiritismo não é da alçada da Ciência?"

2. Explique a frase: "O homem que julgue infalível a sua razão está bem próximo do erro."

3. Com essas afirmações, Kardec exclui o caráter científico da Doutrina Espírita e afasta o uso da razão em seu estudo? Explique.

4. Como deve ser realizado o estudo do Espiritismo?

Muita paz,

Frank

Introdução VI


Olá a todos,
A leitura para a semana de 15 a 21 de janeiro será a Introdução de O Livro dos Espíritos, item VI, onde Kardec faz um resumo da Doutrina Espírita. Vamos às questões de aprofundamento do tema:

1. Quais são os princípios básicos da Doutrina Espírita?

2. Como os pontos deste resumo contido no item VI serão estudados detidamente à frente, cabe considerarmos como Kardec procedeu para codificar, isto é, organizar as Obras Básicas da Doutrina Espírita. Leia o texto Minha primeira iniciação no Espíritismo, inserto no livro Obras Póstumas:

2.1 Kardec era médium? Ele recebeu diretamente os ensinos dos Espíritos?

2.2 Por que Kardec (então apenas o Prof. Rivail) não acreditou de imediato na afirmação do Sr. Fortier quando este lhe disse que as mesas podiam falar?

2.3 Quando e por quem o Prof. Rivail ouviu falar da hipótese de intervenção dos Espíritos no fenômeno das mesas girantes?

2.4 Pode-se dizer que, a partir das reuniões mediúnicas realizadas na casa da família Baudin, o Prof. Rivail aceitou a idéia da intervenção espiritual e se tornou um discípulo dos Espíritos, tomando-os por reveladores predestinados?

2.5 Quando e em que situação, o Prof. Rivail ficou sabendo da missão que teria de codificar os ensinamentos dados pelos Espíritos? Como ele se sentiu no momento? (Primeira revelação da minha missão)

Muita paz a todos,

Frank

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Introdução III, IV e V


Olá a todos,

Para a semana de 8 a 14 de janeiro, vamos estudar os itens III, IV e V, da Introdução de O Livro dos Espíritos, onde Kardec trata da série progressiva dos fenômenos que deram origem à Doutrina Espírita.

Vamos às questões de aprofundamento:

1. Em que consistia o fenômeno das mesas girantes ou dança das mesas? (Leitura indicada: As Mesas Girantes)

2. Kardec afirma que o fenômeno da movimentação de objetos foi notado inicialmente na América. O que aconteceu nos Estados Unidos da América? (Leitura indicada: A História das Irmãs Fox);

3. Pode-se, então, dizer que a comunicação com os Espíritos nasceu com o episódio das mesas girantes e o das irmãs Fox? (Leitura indicada: A Antigüidade das Manifestações dos Espíritos);

4. Passada a fase do divertimento e da curiosidade com as mesas girantes, o fenômeno do intercâmbio com o mundo espiritual se tornou algo sério. As comunicações não mais giravam em torno de assuntos pueris e frívolos. Dali advieram instruções graves a respeito do próprio progresso da Humanidade. No entanto, em seu começo, havia dúvidas sobre o papel do médium nas comunicações, tanto mecânica quanto moralmente. No item V, da Introdução, Kardec aponta algumas circunstâncias que não deixam dúvida quanto ao papel do médium como simples intermediário nas comunicações. Que circunstâncias são essas?

Muita paz a todos,

Frank

domingo, janeiro 01, 2006

Introdução I e II



Olá a todos,
Para iniciar o nosso estudo de O Livro dos Espíritos, será preciso que façamos a leitura dos itens I e II da Introdução. Para os que não possuem a obra, podem baixá-la ou ler online nos seguintes endereços, dentre tantos outros:

Portal do Espírito
Federação Espírita Brasileira
Federação Espírita do Paraná

As seguintes questões devem ser respondidas nos comentários (comments), logo abaixo. Essas questões serão discutidas de hoje, 1º jan. até o dia 7 jan.

1. Por quê Kardec optou por criar os termos "espírita" e "espiritismo", em vez de utilizar os já correntes "espiritualista" e "espiritualismo"? (Além do primeiro item da Introdução, será aconselhável a leitura do diálogo intitulado Espiritismo e Espiritualismo, na primeira parte do opúsculo O Que é o Espiritismo e o livro ABC do Espiritismo)

2. Qual a acepção da palavra "alma", de acordo com os materialistas, os panteístas e os espiritualistas? (Clique aqui para um estudo adicional sobre a "alma")

3. Qual a acepção da palavra "alma" preferida por Kardec?

4. O que é o princípio vital? (Vide, também, a obra A Gênese (Cap. X, 16-19) e o estudo adicional sobre o princípio vital)

5. O que é fluido vital? (vide o estudo adicional sobre fluido vital)

6. Qual a diferença entre alma vital, alma intelectual e alma espírita?

Participe do estudo, faça as pesquisas e responda às questões. Bom estudo a todos!