segunda-feira, junho 12, 2006

Seres orgânicos e inorgânicos (q.60 a 67) - Conclusão

Olá a todos,

Vamos a uma proposta de solução?

1. O que significa a animalização da matéria?
Animalizar a matéria significa dotar os corpos orgânicos de vitalidade, isto é, fornecer-lhes propriedades que os distinguem dos corpos inorgânicos.

2. De onde se origina o princípio vital?
O princípio vital se origina do fluido universal.
Ao longo do estudo dO Livro dos Espíritos, vamos encontrar o fluido universal em diversas situações: intermediário entre a matéria e o espírito, fonte da vitalidade aos corpos orgânicos, “matéria-prima” do perispírito em cada globo, veículo de transmissão dos pensamentos, etc. Sem sombra de dúvidas, é dever de todo espírita que compreende a mensagem do “instruí-vos” aprofundar a pesquisa sobre o fluido universal.

3. O que é a vitalidade?
Como lemos na questão anterior, a atividade dos órgãos dos seres orgânicos permite a atuação do princípio vital, o que faz originar a vida. Poderemos arriscar uma comparação simples para compreender o processo: na gasolina existe em latência a energia que faz o carro funcionar. No entanto, é necessário que haja no motor algumas peças que promovam a alteração da gasolina e consigam transformar esse princípio latente em movimento para o carro. O princípio vital seria a gasolina, que, se não fossem os órgãos dos corpos orgânicos (as peças do motor), permaneceria latente no fluido universal (inerte no tanque de combustível).
A vitalidade seria a quantidade de vida que cada corpo orgânico possui. A nos valer de nossa comparação prosaica, a vitalidade seria a quantidade de gasolina que o carro possui em seu tanque para se movimentar. E como veremos no próximo estudo, essa vitalidade pode ser desperdiçada ou renovada.

Muita paz!