domingo, maio 14, 2006

Povoamento da Terra, q. 50 e 51 - Conclusão

1. Quais as possíveis explicações para a
existência de Adão, conforme o contido na Bíblia?
Em nota à questão 51 de O Livro dos Espíritos, Kardec nos afirma que Adão “foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam.”
No cap. XI, itens 35 a 37, Kardec fala das emigrações e imigrações de Espíritos de um planeta para outro. Nos itens seguintes, os Espíritos nos ensinam que Adão simboliza uma raça composta de Espíritos vindos de uma outra esfera para habitar a Terra.
Haveria contradição entre O Livro dos Espíritos e A Gênese? Não vejo. Vale lembrar que O Livro dos Espíritos foi publicado em 1857 e A Gênese, em 1868, e um dos aspectos que caracteriza a revelação dos Espíritos é o caráter progressivo dos ensinamentos. Na questão 628 de O Livro dos Espíritos, somos informados que a “Verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado.”
Em A Caminho da Luz, Emmanuel afirma que, em suas reflexões, procura os legítimos antepassados das criaturas humanas na “imensa vastidão da evolução da alma”, e, nessa busca, tenta encontrar Adão e sua queda do paraíso. Afinal, ele compreende que Adão e Eva “constituem uma lembrança dos Espíritos degredados na paisagem obscura da Terra.”


2. Qual a etimologia do nome Adão?
Adão, em hebraico, sem o artigo definido, Adam (אדם), tem o sentido de "feito do pó do solo ", "ser terreno" ou "terrestre". Solo, em hebr. é adamah. Esta palavra aparece relacionada com adom, que significa "vermelho", sugerindo o sentido "de argila (barro)", ou ainda, por extensão, "de terra avermelhada".
Vale notar que, etimologicamente, a palavra Adão tanto vale para a raça humana quanto a uma individualidade, que as religiões ocidentais tradicionais costumam identificar como tendo sido o primeiro homem.
Para os que gostam de etimologia, vale conferir a origem da palavra homem, que vem do latim homo, que, por sua vez, vem de húmus, que significa terra, pó do solo. Comparando as duas palavras, Adão e homem, em suas respectivas origens, vamos encontrar um mesmo elemento: o pó da terra. Daí todo o simbolismo bíblico de que Deus fez o homem da argila, da terra.
Concluindo, para efeito do nosso estudo, podemos entender Adão como representando os espíritos expulsos de Capela, que aqui na Terra vieram continuar sua trajetória evolutiva. Os capelinos não foram os primeiros a habitar a Terra. Aqui outras raças já existiam (como os índios já habitavam as Américas quando da chegada dos europeus). Assim, fica claro entender que quando, na narrativa bíblica, Caim mata Abel e segue para outras terras, onde se casa e possui filhos, há clara alusão de que havia outros povos na Terra.
Muita paz,