sexta-feira, maio 19, 2006

Diversidade das raças humanas (q. 52 a 54)


Clique aqui para conhecer o vulto espírita acima.

Olá a todos,

Dando continuidade ao nosso estudo, vamos ler, nesta semana, as questões 52 a 54 de O Livro dos Espíritos, que tratam da diversidade das raças humanas.
Vamos às questões de reflexão:
1. Quais elementos contribuem para a diversidade das raças humanas?
2. O fato de pertencermos a uma ou outra raça poderá dar algum indicativo de nossa posição espiritual?
Muita paz!

Resumo de O Livro dos Espíritos
  • As diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra provêm do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral. (LE 52)
  • O homem surgiu em muitos pontos do globo e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram. (LE 53)
  • Certamente que estas diferenças não constituem espécies distintas. todos são da mesma família. As múltiplas variedades de um mesmo fruto não são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie. (LE 53a)
  • Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, os homens não devem deixar de considerar-se irmãos. Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pelo espírito e tendem para o mesmo fim. (LE 54)

Voltar ao Índice