sábado, abril 15, 2006

Propriedades da matéria (q. 29 a 34) - Conclusão


Olá a todos,

Vamos à conclusão do estudo da semana?

1. O que é ponderabilidade?
Ponderabilidade é a qualidade de ponderável, isto é, do que se pode pesar, do que tem peso.

2. A matéria pode ser tanto ponderável quanto imponderável?
Para a Física, matéria (do latim materia, substância física) é qualquer coisa que possui massa, ocupa espaço e está sujeita a inércia. A matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado como tal; é sempre constituída de partículas elementares com massa não-nula (como os átomos, e, em escala menor, os prótons, nêutrons e elétrons). Dentre as suas propriedades gerais, isto é, presentes em todos os tipos de matéria estão a extensão, impenetrabilidade, mobilidade, compressibilidade, elasticidade, inércia, ponderabilidade e divisibilidade (ver Wikipedia)

Na definição espírita, matéria é "tudo sobre o qual o Espírito exerce a sua ação."
Observa-se, portanto, que o conceito espírita de matéria transcende à definição da Física oficial (tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço). Se retirarmos do Universo os Espíritos e Deus, tudo o que restar é matéria.
Reconhece-se, assim, três tipos de matéria:
a) Matéria Ponderável: é a matéria do mundo físico, que preenche o mundo dos encarnados e dá origem aos corpos físicos;
b) Matéria Imponderável: é a matéria do mundo espiritual, num tônus vibratório mais elevado que não nos é dado perceber. Forma o perispírito, as construções do mundo espiritual e os fluidos espirituais.
c) Fluido Cósmico Universal (FCU): é a matéria elementar primitiva, dispersa por todo o Universo. Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumerável variedade dos corpos da natureza. É nesse elemento primordial para a vida, que vibram e vivem todos os seres e todas as coisas: constelações e sóis, mundos e almas, como peixes no oceano. A manipulação desse fluido pelos Espíritos através de seus pensamentos e sentimentos, vai dar origem aos fluidos espirituais. (Vide CVDEE)

3. O fluido universal é material ou espiritual?
Do que se depreende da questão de nº 29 de O Livro dos Espíritos e da explicação dada acima, o fluido universal é material, ainda que não atenda as condições da Física oficial para a caracterização da matéria, já que não é ponderável e não impressiona os sentidos. (Leia Texto da Gênese sobre os fluidos)

4. Qual o princípio constituidor da matéria como a conhecemos?
É o fluido universal (notem que estamos tratando do ponto de vista espírita, que, como vimos, não se detém na dimensão da Ciência oficial).

5. Explique a expressão "tudo está em tudo", constante da questão 33.
Havendo um único princípio constituidor de toda a realidade material (visível ou invisível, tangível ou intangível, ponderável ou imponderável), a mesma matéria elementar experimenta todas as modificações e adquire todas as propriedades.
A expressão "tudo está em tudo" significa que existe uma só constituição material sofrendo diversas modificações e apresentando diferentes propriedades. A nota à questão mostra que, por exemplo, a mesma água pode apresentar gostos variados e qualidades ativas de outras substâncias, a partir do fenômeno de magnetização.
É o que se observa na Casa Espírita quando as pessoas colocam sua garrafa com água para a fluidificação. Será que todas as garrafas recebem os mesmos fluidos e apresentam, por conseqüência, as mesmas propriedades curadoras? Ou será que os Espíritos colocam diversos fluidos, de acordo com a necessidade de cada uma das pessoas cujos nomes constam nos rótulos das garrafas? Não resta dúvida: a água é a mesma, mas cada garrafa receberá propriedades indicadas para cada uma das pessoas envolvidas, não é?

Muita paz,

domingo, abril 09, 2006

Propriedades da matéria (q. 29 a 34)


Clique aqui para conhecer a personalidade da foto.

Olá a todos,

Na seqüência de nosso estudo, vamos ler as questões de 29 a 34 de O Livro dos Espíritos, que tratam das propriedades da matéria.

Vamos às questões:

1. O que é ponderabilidade?

2. A matéria pode ser tanto ponderável quanto imponderável?

3. O fluido universal é material ou espiritual?

3. Qual o princípio constituidor da matéria como a conhecemos?

4. Explique a expressão "tudo está em tudo", constante da questão 33.

Bom estudo a todos.

Muita paz.