sexta-feira, junho 02, 2006

Considerações e concordâncias bíblicas concernentes à criação (q. 59) - Conclusão



Olá a todos,

Vamos a uma conclusão do nosso estudo da semana:

1. De acordo com Allan Kardec, quais teorias religiosas sobre a gênese tiveram de ser modificadas com as luzes trazidas pela Ciência?
- A de Adão ter sido o primeiro homem;
- A de que o sol gira em torno da Terra;
- A de que o mundo foi criado em apenas seis dias;
- A de que o mundo foi criado há cerca de seis mil anos;
- A de que o dilúvio de Noé foi uma catástrofe universal.

2.A contradição entre as teorias religiosas e as científicas sobre a gênese pode ser considerada absoluta, isto é, devemos descartar completamente as informações da gênese mosaica?


A contradição entre as duas teorias é mais aparente do que real. Para quem se apega à letra das Escrituras, no entanto, não há conciliação possível com a Ciência. O estudo da arqueologia, por exemplo, permite compreender cada um dos dias bíblicos da criação como correspondendo a períodos com duração de centenas de milhares de anos.
O material em estudo nos permite compreender, ainda, que aceitando os postulados científicos, não se diminui em nada a onipotência divina, ao contrário, passamos a ter idéia mais clara da grandiosidade do Universo. Entender que em vez de atuar localizadamente, Deus criou Leis que presidem a ordem de tudo nos fala mais alto de Seu poder e majestade.
Kardec esclarece, assim, que a Bíblia não é um erro, mas que os homens se equivocaram ao interpretá-la e que as idéias religiosas se engrandecem caminhando ao lado da Ciência.

Muita paz!

Voltar ao Índice do Estudo