segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Provas da existência de Deus (q. 4 a 9)

Na semana de 5 a 11 de março, nosso estudo será em torno das "Provas da existência de Deus", questões de 4 a 9 de O Livro dos Espíritos. Para os que estão conhecendo agora o estudo, fazemos a leitura do trecho indicado da obra e comentamos as perguntas de aprofundamento. Lembro sempre que os comentários de todos são muito apreciados.
Vamos lá?

1. Qual a possível relação entre a questão de número 4 de O Livro dos Espíritos e o aforismo de Kardec que diz: "Não há fé inquebrantável senão aquela que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade"?

2. A partir do material de estudo desta semana, constatamos que podemos provar a existência de Deus tanto pela razão quanto pelo sentimento. Explique cada uma das formas.

3. Existe relação possível entre as questões de número 6 e a de número 621 de O Livro dos Espíritos?

4. Por que os Espíritos afirmam que o orgulho gera a incredulidade?
Muita paz!

Pequeno glossário:

1-Axioma: Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira, sem exigência de demonstrações. Máxima.
2-Abstração: Ato de separar mentalmente um ou mais elementos de uma totalidade complexa, os quais só mentalmente podem subsistir fora desta totalidade.