quarta-feira, janeiro 11, 2006

Introdução IX, X e XI

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Olá a todos,

Na seqüência de nosso estudo, na semana de 29 jan a 04 fev vamos estudar os itens IX, X e XI, que tratam da resposta a objeções dos opositores da Doutrina Espírita. Bom estudo a todos.
Vamos às questões de aprofundamento:

1. A primeira argumentação dos contraditores da Doutrina com relação à mediunidade, é que esses fenômenos seriam fruto ou de charlatanismo ou de ilusão. Como Kardec descarta essas duas hipóteses? (Vide texto complementar)

2. Outra oposição que se faz à Doutrina Espírita é que a linguagem de muitos Espíritos não seria digna da atribuída a seres sobrenaturais. Qual a refutação apresentada por Kardec?

3. Existia (e ainda persiste) a idéia de que os espíritos comunicantes não são outra figura que não a do demônio. Como Kardec responde? (Vide texto complementar)

Muita paz,

Frank

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Frank, antes de responder quero agradecer o esclarecimento dado quanto ao estudo anterior .Como aprendi.
Um abraço Leila
aí vão as respostas de acordo com meu entendimento.
1-era muito natural que essas objeções surgissem mesmo porque o "misterioso" ainda era mantido já que nem todos participavam daqueles fenômenos.E também é claro que pessoas inescrupulosas aproveitavam-se desses 'mistérios 'para iludir as pessoas.
O Próprio Kardec já havia sido alertado pelos Espíritos Superiores que isso aconteceria.
Como está no Livro dos Médiuns: "o mau uso que de uma coisa se faça nao autoriza que ela seja prejulgada desfavoravelmente.Para chegar-se a verificação, que se pode obter, da boa-fé com que obram as pessoas, deve-se atender aso motivos que lhes determinam o procedimento.O charlatanismo não tem cabimento onde náo há especulações."
Mesmo Kardec sabendo de tudo isso ele não tentava convencer as pessoas
que diziam desacreditar dos fenômenos mas àquelas que , sem posições pre-concebidas desejavam ter um esclarecimento abalizado sobre o assunto.
Ele estimulava dessa maneira à observação e estudo dos acontecimentos de acordo de como as situações se apresentavam.Pedia-lhes que analisaseem o caráter daqueles que estavam envolvidos e do que lucrariam com o charlatanismo ou fraude.

2-A objeção feita quanto à linguagem dos espíritos era feita por pessoas sérias e , muitas vezes, ligadas à Doutrina.Esqueciam-se de que os desencarnados, assim com os encarnados, nao sao iguais em conhecimento e em qualidades .Essas qualidades e conhecimentos se revelam no linguajar, nas palavras e na maneira de se expressar.Deve-se portanto analisar as comunicações recebidas para que possamos separar as de bom conteúdo daquelas que nao o são.


3- Nao há como acreditar que Deus em Sua Bondade e Misericórdia permitisse que apenas Os espíritos do mal se manifestassem assim como não permitiria que apenas os Bons o fizessem.
Oferecer campo propício para essa comunicação é opção de cada um de nós.
O acreditar que apenas Espiritos do mal possam se comunicar , como alguns querem fazer crer,é reconhecer a existência de seres incorpóreos comunicando-se com o Plano terreno.

Um grande abraço e muita paz
Leila Simões

5:56 PM  

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